Pós-edital PMPR | RLM (Segunda, às 18h)

Conheça os concursos de nível superior do Exército

15 de setembro de 2020 - 7min de leitura
Imagem da notícia

Se tornar Militar de Carreira é o sonho de muitos e, por sorte, existem diversas possibilidades de ingresso no Exército Brasileiro, com diferentes requisitos de escolaridade e áreas de atuação. Para o ingresso por meio do ensino superior, os candidatos devem prestar um concurso para cargos de acordo com sua área de formação.


Confira abaixo todas as possibilidades de ingresso, assim como suas áreas e requisitos:


EsSEx – Escola de Saúde do Exército


É um estabelecimento de grau superior na área de Ensino Militar de Saúde. Ela forma Oficiais do Quadro de Médicos, Farmacêuticos e Dentistas do Serviço de Saúde e Oficiais Enfermeiros e Veterinários do QCO para o serviço ativo do Exército.


O concurso possui oferta de cerca de 130 vagas para ambos os sexos. É exigido que o candidato seja brasileiro nato, com idade máxima de 32 anos para médicos sem especialidade, farmacêuticos e dentistas e de 34 anos para médicos especialistas, completados até dia 31 de dezembro do ano da matrícula.


Aprovado em todas as etapas, o candidato é matriculado e se torna 1º Tenente-Aluno da EsSEx. Após concluir o curso, é nomeado Oficial do Exército Brasileiro, no posto de 1° Tenente do Serviço de Saúde.


Instituto Militar de Engenharia – IME – Curso de Formação de Oficiais da Ativa (CFrm)


O IME oferece um curso específico destinado a engenheiros graduados em outras Instituições de Ensino Superior: o Curso de Formação de Oficiais da Ativa (CFrm) do Quadro de Engenheiros Militares (QEM). São oferecidas vagas para diferentes especialidades de engenharia, que variam de acordo com a necessidade. O último edital, por exemplo, oferta vagas para Engenharia de Produção e Engenharia de Computação.


O Concurso de Admissão é aberto a brasileiros natos, graduados em engenharia e com, no máximo, 26 anos de idade completados no período de 1° de janeiro a 31 de dezembro do ano da matrícula (ano seguinte ao do concurso).


Após a aprovação em todas as etapas do concurso, o candidato é matriculado no Curso de Formação Específica do QEM (CFE/QEM), sendo considerado primeiro-tenente do Quadro de Material Bélico, da reserva de 2ª Classe. Após a conclusão do curso, é nomeado Oficial da Ativa do QEM, no posto de 1° Tenente.


Escola de Formação Complementar do Exército - EsFCEx


O Curso da EsFCEx é destinado a formação de oficiais do Quadro Complementar, com vagas em diversas áreas interesse do Exército (Administração, Ciências Contábeis, Com. Social, Direito, Economia, Enfermagem, Estatística, Informática, Magistério, Psicologia, Pedagogia e Veterinária).


O candidato interessado deverá cumprir os requisitos para a matrícula, dentre eles, ser brasileiro nato e possuir a idade de, no máximo, 32 anos, completados até 31 de dezembro do ano da matrícula. Além disso, é preciso ter, no mínimo, 1,60m de altura, se do sexo masculino, ou 1,55m de altura, se do sexo feminino, além do diploma na área escolhida.


O candidato matriculado no CFO/QC é designado 1° Tenente Aluno e, ao concluir o curso, o concludente é nomeado Oficial do Exército Brasileiro, no posto de 1º Tenente do Quadro Complementar.


Escola de Formação Complementar do Exército – EsFCEx (Capelão)


Além das áreas citadas anteriormente, a EsFCEx também possui um Curso de Formação de Capelães Militares, com vagas para Capelão Católico e Capelão Evangélico.


Para concorrer, é necessário possuir idade de, no mínimo 30 (trinta) e no máximo 40 (quarenta) anos, completados até a data de encerramento do CF/CM e apresentar diploma do Curso de Formação Teológica regular de nível superior.


O candidato matriculado no CF/CM é Aspirante-a-Oficial (Asp) Aluno e, ao concluir o curso, é nomeado Oficial do Exército Brasileiro (EB) no posto de 2º Tenente do Quadro de Capelães Militares da Ativa.

Cursos que você pode se interessar