Tudo sobre o próximo concurso SAP + Lançamento Pré+Pós-edital (ao vivo às 19h)

Concurso Aeronáutica (EEAR/2) - Edital com 225 vagas

20 de julho de 2022 - 5 min
Imagem da notícia

A Escola de Especialistas da Aeronáutica divulgou um novo edital para o concurso EEAR, com 225 vagas de nível médio para o Curso de Formação de Sargentos CFS 2/2023, abrangendo jovens de ambos os sexos. O ingresso para o curso está previsto para o segundo semestre de 2023, os requisitos básicos para participar do concurso são ensino médio completo e idades entre 17 e 25 anos até dezembro de 2023.


As inscrições para o concurso iniciam às 10h do dia 26 de julho, e vão até às 15h do dia 19 de agosto. O candidato deve se inscrever por meio do site da aeronáutica. A taxa de inscrição está fixada em R$80,00. Tem direito a isenção da taxa de inscrição, os candidatos inscritos no programa Cadastro Único (CadÚnico), membro de família de baixa renda e doadores de medula óssea.


Ao todo são 181 vagas para ampla concorrência e 44 reservadas para candidatos negros. Durante o curso de formação o candidato é nomeado como aluno (praça especial). Após a conclusão do curso, ocorrerá a graduação a terceiro sargento, com remuneração de R$3.825,00.


QUADRO DE VAGAS E ESPECIALIDADES PREVISTAS PARA O CFS 2/2023:


Para ingressar no de formação de sargentos da Aeronáutica, os candidatos deverão passar pelas seguintes etapas de seleção:


  • Provas Escritas; 
  • INSPSAU (Inspeção de saúde); 
  • EAP (Exame de aptidão Psicológica); 
  • TACF (Teste de avaliação do Condicionamento Físico);
  • PHC (Procedimento de Heteroidentificação complementar);
  • Validação Documental.


As provas escritas estão marcadas para acontecer no dia 06 de novembro, nas seguintes localidades de: Belém PA, Alcântara/São Luís MA, Recife PE, Natal RN, Rio de Janeiro RJ, Belo Horizonte MG, São Paulo SP, São José dos Campos SP, Campo Grande MS. Além disso, também haverá aplicação em Canoas RS, Santa Maria RS, Curitiba PR, Brasília DF, Manaus AM, Porto Velho RO e Boa Vista RR.

Neste dia, os concorrentes responderão 96 questões, com cada parte da prova contendo 24 perguntas, sendo distribuídas pelas seguintes disciplinas:


  • Língua Portuguesa;
  • Língua Inglesa;
  • Matemática;
  • Física.


No teste de avaliação do condicionamento físico, os participantes deverão realizar: flexão e extensão dos membros superiores com apoio de frente sobre o solo; flexão do tronco sobre as coxas; salto horizontal; e corrida de 12 minutos. 


Cursos que você pode se interessar