Turma de Elite TJSC | Aula de Direito Penal (08h50)

Concurso ITA 2023 edital com 150 vagas de nível médio

1 de junho de 2022 - 10 min
Imagem da notícia

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) publicou as instruções normativas do edital do concurso ITA 2023. O documento com as regras da seleção consta no Diário Oficial da União, desta quarta-feira, 1° de junho. Ao todo, são oferecidas 150 vagas para nível médio.


Das 36 vagas para o quadro da ativa da Força Aérea, são 29 destinadas à ampla concorrência e 7 para autodeclarados negros.


Já as outras 114 são para o quadro da reserva, em que o candidato não trabalhará na organização militar. Nesta caso são 91 para ampla concorrência e 23 para negros.


Para concorrer, é necessário ter nível médio completo ou comprovar a conclusão até o dia 31 de dezembro do ano vigente.


Podem participar candidatos de ambos os sexos, sendo necessário ser brasileiro nato e não completar 25 anos até 31 de dezembro do ano da matrícula para ingresso no curso.


De acordo com o edital, o Comaer dá aos alunos do ITA, em sua sede, bolsa de estudo que compreende ensino e alimentação. A residência no Campus do DCTA é facultativa.


As inscrições para o vestibular do ITA 2023 serão aceitas até o dia 15 de julho pelo site vestibular ITA. O valor da taxa de inscrição é R$195,00.


Os aprovados na seleção estudarão Engenharia no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), sediada em São José dos Campos, São Paulo. A graduação tem duração total de cinco anos e será dividida da seguinte forma:


Dois anos de curso fundamental comum a todos

Três anos de curso profissional em uma das habilitações

Concurso ITA terá três fases

O concurso ITA será composto por diversas etapas de seleção, divididas em três fases. A primeira delas está prevista para o dia 16 de outubro, sendo a aplicação das provas objetivas. As disciplinas cobradas serão Matemática, Física, Química, Português e Inglês.


A segunda etapa será a prova discursiva, em que serão cobradas questões de Matemática, Química e Física, além da elaboração de uma redação. As avaliações serão aplicadas nos dias 08 e 09 de novembro. Já a terceira fase será a Inspeção de Saúde, ainda sem data definida.


As provas ocorrerão nas cidades de Belém, Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Campo Grande, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, Juiz de Fora, Londrina, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro, Salvador, São José dos Campos, São José do Rio Preto, São Luís, São Paulo, Teresina e Vitória.


Cursos que você pode se interessar