O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) publicou o novo edital para o vestibular 2021 do curso de Graduação em Engenharia. O documento prevê 150 vagas para candidatos que possuem ensino médio completo ou com conclusão prevista para esse ano, com idade até 24 anos (em 31 de dezembro de 2021) interessados em participar do Concurso de Admissão aos Cursos de Graduação do ITA e aos Quadros de Oficiais Engenheiros da Ativa e da Reserva da Aeronáutica.
Das 150 vagas, 31 são destinadas candidatos que tenham interesse em ingressar no Quadro de Oficiais Engenheiros (QOEng) da Ativa da Força Aérea Brasileira. As 119 vagas restantes são para não-optantes à carreira militar, destinadas aos candidatos que não tenham interesse em ingressar no Quadro de Oficiais Engenheiros da Ativa da Força Aérea Brasileira, mas ingressando no Quadro de Engenheiros da Reserva da Aeronáutica.
O curso possui duração de cinco anos, dos quais os dois primeiros anos constituem o Curso Fundamental, com conteúdos básicos de engenharia, e os três últimos anos correspondem aos Cursos Profissionais, específicos para cada especialidade de Engenharia. Os alunos podem optar pela área em que desejam se especializar, sendo elas Aeroespacial, Aeronáutica, Civil-Aeronáutica, de Computação, Eletrônica e Mecânica-Aeronáutica.
Após a conclusão, os alunos que optam pela carreira militar e são convocados como Aspirantes a Oficial serão promovidos a 1º Tenente do Quadro de Oficiais Engenheiros da Ativa da Aeronáutica e distribuídos nas Organizações Militares do COMAER, conforme a conveniência e a necessidade da Administração. Já os alunos civis que tenham sido declarados Aspirantes-a-Oficial de Infantaria de Guarda da Reserva da Aeronáutica, que concluírem com aproveitamento o Curso de Engenharia do ITA, serão incluídos no QOEng da Reserva da Aeronáutica, como Aspirantes-a-Oficial Engenheiro.
O concurso é composto por três etapas:
A residência no Campus do DCTA é facultativa, porém o Comaer dá aos alunos do ITA, em sua sede, bolsa de estudo que compreende ensino e alimentação.
As inscrições estarão abertas até o dia 15 de setembro e pode ser efetuada no site do ITA, pagando uma taxa de R$150,00.