O edital do concurso da ESA 2021 foi publicado nesta segunda-feira, 05 de abril, e o certame oferecerá ao total, 1.100 vagas de nível médio: 900 masculinas e 100 femininas para a Área Geral, 45 de ambos os sexos para a Área de Música e 55 de ambos os sexos para a Área da Saúde.
Para participar o candidato precisa ter finalizado o ensino médio ou estar cursando o último ano, não pode ser casado nem constituir união estável e não pode ter filhos. A idade máxima no ano da prova é de 23 anos para a área geral e 25 para as áreas música e saúde.
A prova do concurso antes tinha 40 questões, mas a partir desse ano passou a ter 50. As disciplinas cobradas são Português, Matemática, História e Geografia do Brasil e Inglês. Além disso também tem uma Redação que agora é somente eliminatória e não conta para nota da classificação.
As inscrições irão começar no dia 07/04 e vão até o dia 04/05. Para se inscrever, os interessados deverão acessar o site da Escola de Sargentos das Armas e se dirigir até a área destinada ao concurso. Será preciso preencher um formulário com todos os dados para cadastro e em seguida realizar o pagamento da taxa de R$95,00.
A prova objetiva está marcada para o dia 03/10 das 13h às 17h. Além da prova o candidato precisa passar por inspeção de saúde, exame de aptidão física e exame de habilitação musical para os músicos.