Todo concurseiro que busca pela nomeação no cargo público deve estar sempre de olho em duas coisas: na publicação do edital que está aguardando e em qual será a banca organizadora do concurso.
Como cada banca examinadora tem o seu perfil e metodologia próprios, é necessário conhecer os detalhes daquelas que, com mais frequência, organizam concursos públicos das instituições que você almeja conquistar uma vaga.
Pensando nessa importância, vamos trazer algumas características da banca FGV que atualmente está à frente da organização da seleção para o concurso da Polícia Civil de Santa Catarina.
A Fundação Getúlio Vargas (FGV) é uma tradicional banca organizadora de concursos públicos que costuma causar um certo temor aos candidatos, pois não apresenta um modelo padrão de cobrança. Possuindo um forte caráter de “banca camaleão”, a banca costuma se adaptar de maneira quase intrínseca às especificações de cada órgão, resultando em um modelo de provas difícil de prever.
Uma das características da banca FGV é o formato de provas com questões de múltipla escolha, com 5 alternativas em cada questão (A, B, C, D e E) e apenas uma correta. Com enunciados longos e complexos, a banca tende a abranger todos os assuntos do edital, mesmo que o número de questões varie.
Outro predicado da banca é formular questões juntando a interpretação com o conhecimento teórico, com questões bem elaboradas e extensas, no intuito de desgastar o candidato, além de abordar temas muito atuais nas provas. Geralmente, ela costuma criar situações-problema e conteúdo para casos “concretos” em suas questões.
A banca FGV foi a escolhida para elaborar as provas dos cargos de Psicólogo e Delegado da Polícia Civil de Santa Catarina e se você deseja alavancar seus estudos e derrubar a banca confira os nossos preparatórios exclusivos do para este certame: