Concursos Públicos Federais 2023
O Governo Federal está se preparando para abrir um primeiro bloco de concursos públicos para a administração federal, em 2023. Visando reduzir o déficit de pessoal de setores que estão há muito tempo sem novos servidores, a Ministra Esther Dweck, afirmou que até a próxima segunda-feira, 10 de abril, o Governo Federal concederá um pacote de autorizações para que os órgãos públicos possam realizar concursos ainda em 2023.
Em entrevista divulgada pela Agência Brasil, a Ministra de Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, sinalizou que até o final do ano, serão anunciados três blocos de concursos públicos para recomposição de pessoal. A autorização para novos concursos de nível federal já havia sido sinalizada, pela Ministra, em fevereiro.
Em entrevista, Esther, não antecipou quais órgãos serão contemplados, mas afirmou que serão priorizados os que possuem maior necessidade de servidores. A previsão é que tais órgãos e demais informações sejam divulgadas ainda em abril deste ano.
Mesmo que o anúncio oficial, sobre os órgãos que serão contemplados com novos certames, ainda não tenha sido oficializado, vale lembrar de alguns que déficit de servidores, são eles:
- Polícia Federal – Área Administrativa.
- Ibama;
- INSS;
- Banco Central;
- Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE);
- Ministério do Trabalho – Concurso AFT e
Além dos citados acima, também existe expectativa das agências reguladoras entrarem na lista para novas seleções. Alguns exemplos que carecem de servidores são: Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Agência Nacional de Águas (ANA), Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).