O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) solicita a realização de um novo concurso para cargos de nível superior. O pedido é para preenchimento de todos os cargos vagos para Analista Administrativo e Analista Ambiental.
De acordo com o diretor, a maior demanda é para analista ambiental nas áreas finalísticas. Para que o concurso seja realizado é preciso que o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos autorize o preenchimento dos cargos. Até o momento, a proposta está em análise.
Desde que assumiu a presidência do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais, Rodrigo Agostinho, confirmou que novas contratações estão sendo estudadas. De acordo com Agostinho, além do concurso IBAMA, que pode sair ainda em 2023, a meta da sua gestão será reaparelhar toda a infraestrutura do órgão.
A recomposição do quadro de pessoal do Ibama e a abertura de novos concursos foram discutidas no seminário da Associação dos Servidores da Carreira de Especialista em Meio Ambiente e do Plano Especial de Cargos do MMA e do Ibama - PECMA, no Distrito Federal, na última sexta-feira, 17.03.2023.
Conforme o presidente do Instituto, "Hoje a gente tem meio IBAMA. Se você considerar todos os funcionários em atividade, são 2.900 servidores. Temos apenas 53% do quadro total previsto, mesmo sabendo que, no ano passado, houve uma decisão do Supremo Tribunal Federal, que obrigava o governo a fazer concurso.
Em entrevista, Rodrigo Agostinho afirmou que ainda não há um quantitativo fechado de servidores necessários. Mas ressaltou que, se “conseguir ampliar o quadro com cerca de 500 servidores, já seria um alívio importante”
O último concurso para o Ibama teve edital divulgado em 2021. Foram disponibilizadas 568 vagas imediatas, sendo 432 para técnico ambiental, cargo de nível médio, e 136 para analistas, de nível superior.
As provas objetivas foram aplicadas no dia 30 de janeiro de 2022 e foram registrados mais de 150 mil inscritos. De acordo com dados do Cebraspe, as abstenções do concurso foram de:
- 44,39% para cargo de nível médio; e
- 36,42% para os cargos de nível superior.
Em relação à remuneração, os salários iniciais variaram entre os valores de R$ 4.063,34 e R$ 8.547,60.
Na prova objetiva foram cobradas as disciplinas: Português, Noções de Informática, Direito Ambiental, Legislação Federal, Ética na Administração Pública, Direito Administrativo, Matemática, Matemática Financeira, Direito Financeiro, Administração Geral, Administração Financeira e Orçamentária, Direito Constitucional, Contabilidade Pública, Gestão de Pessoas e Meio Ambiente.