Apesar de atuarem na mesma área de competência, as carreiras de bombeiro comunitário, civil e militar possuem papeis diferentes, assim como forma de ingresso, formação e trajetória. Isso não significa que um possui mais importância que o outro, pois todos trabalham tendo em vista a segurança da população.
Primeiramente, os três possuem uma forma de ingresso distinta. Para se tornar Bombeiro Militar, é necessário ser aprovado em um concurso público, em que o candidato deve passar por uma prova escrita (objetiva e redação), além de exame de avaliação física e psicológica. Os candidatos aprovados ingressam em um Curso de Formação de Bombeiros, que leva meses para ser concluído.
Não é exigido ser aprovado em um concurso público para se tornar Bombeiro Civil. Para ingressar na carreira, é preciso passar por um curso profissionalizante, cumprindo uma carga horária de, no mínimo, 210 horas/aula, estudando conteúdos como Prevenção e Combate a Incêndios, Técnicas e Teorias do Fogo e uso dos EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) e EPRs (Equipamentos de Proteção Respiratória).
Já quem deseja ser um Bombeiro Comunitário, em Santa Catarina, precisa passar por um curso básico e um avançado de Atendimento a Emergências. Apenas depois de formados, os Bombeiros Comunitários podem atuar como voluntários, auxiliando as equipes do Corpo de Bombeiros de Bombeiros Militar.
Bombeiros Militares são servidores públicos e atuam como qualquer outro militar, assim tendo uma atuação mais ampla. São responsáveis por lidar com emergências, como combate à incêndios, acidentes e resgate de pessoas e animais. Sua atuação ocorre tanto em lugares públicos como privados, dessa forma, em casos de incêndio, os militares sempre são chamados, mesmo que Bombeiros Civis estejam no lugar.
Os Bombeiros Civis são contratados para trabalhar no interior de empresas e ambientes privados, tendo formação para prestar primeiros socorros, atuar em situações que necessitam de salvamento e identificar riscos e focos de incêndio. A ação de bombeiros civis em relação á incêndios é muito mais preventiva e de primeiro combate, sua contratação é comum em lugares como shoppings, eventos, hospitais, indústrias, condomínios, entre outros.
Já os Bombeiros Comunitários trabalham de forma voluntária nas equipes de plantão do Corpo de Bombeiros Militar, complementando o trabalho da corporação. Podem atuar inicialmente em emergências, ajudando e facilitando o serviço posterior dos militares.
Conheça os preparatórios disponíveis para você se preparar para os concursos! Além das aulas em vídeo, você estudará com Listas de Exercícios, Materiais em PDF, Podcasts (aulas em áudio) e Simulados. Confira os cursos abaixo: