Concurso PCSC - Edital ainda esse ano

2 de agosto de 2022 - 5 min
Imagem da notícia

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública de Santa Catarina, o edital do concurso PCSC deve sair no final de 2022 e as provas objetivas serão aplicadas no início de 2023.


Dessa forma, espera-se que a aplicação das provas objetivas aconteça no início de 2023. Apesar da boa notícia, a banca organizadora do certame ainda não foi definida.


As oportunidades do concurso PCSC serão ofertadas para as carreiras de Delegado e Psicólogo, com a seguinte distribuição de vagas:


●    Delegado: 50 vagas;

●    Psicólogo: 70 vagas.


O último concurso contava com as seguintes etapas:

Prova Objetiva (eliminatória/classificatória); Prova Dissertativa (eliminatória/classificatória); Prova de Capacidade Física (eliminatória); Avaliação da Aptidão Psicológica Vocacionada (eliminatória); Investigação Social (eliminatória); Prova Oral (eliminatória); Exame Toxicológico (eliminatória); Avaliação de Títulos (classificatória).


Para seguir a carreira de Delegado é necessário: Ser portador de Diploma de Bacharel em Direito reconhecido pelo Ministério da Educação, com Diploma registrado na instituição que o expedir, ou em instituição autorizada por lei, e aprovação em curso de formação no órgão de ensino da Polícia Civil, com no mínimo 600 (seiscentas) horas-aula de duração; A Lei Complementar 737/2019 passou a exigir a comprovação de 3 anos de experiência de atividade jurídica ou policial (requisito que não foi exigido no último concurso, porém a legislação que dispõe sobre prática é de 2019, o que favorece a cobrança deste requisito nos próximos editais).

 

As disciplinas exigidas na Prova Objetiva para Conhecimentos Específicos foram: Direito Constitucional (20); Direito Administrativo (20); Direito Processual Penal (20); Direito Penal (20); Direitos Humanos (05); Fundamentos e Noções Gerais do Direito (10); Criminologia (05); Medicina Legal (05); Legislação Institucional (05); Língua Portuguesa (10), totalizando 120 questões.


Para seguir carreira de Psicólogo é necessário: Ter nível superior em Psicologia.


As disciplinas exigidas na Prova Objetiva foram: Língua Portuguesa (10), Estatuto da PCSC (10), Informática (10), Noções de Direito (02) e Psicologia (48).



Para você que pretende participar do concurso de delegado da PCSC, em breve lançaremos nossa turma DELTA.


O Prodez conta com o curso completo de Psicólogo | PCSC (Pré + Pós-edital) + Ajuda aí, Professor! 

Cursos que você pode se interessar