O novo concurso da Polícia Civil do Rio Grande do Sul está prestes a acontecer e já tem informações importantes confirmadas. O contrato firmado com a organizadora revela que serão oferecidas 720 vagas imediatas, sendo 360 para Escrivão e 360 para Inspetor, ambas com salário inicial de R$ 6.748,84. Além disso, haverá seleção para 30 vagas de Delegado de Polícia. O último concurso para Escrivão e Inspetor ocorreu entre 2017 e 2018, sob a organização da Fundatec, e ofertou 1.200 vagas.
A prova de redação exigirá um texto entre 35 e 50 linhas, sobre um tema definido pela banca. A correção será dividida em duas partes: holística, que avalia o texto como um todo, e analítica, que examina conteúdo, estrutura e expressão linguística. No conteúdo, será necessário abordar integralmente o tema proposto, demonstrando capacidade argumentativa, criatividade e originalidade. Na estrutura, será avaliada a construção de um texto dissertativo bem organizado, com introdução clara, desenvolvimento coerente e conclusão adequada. Já na expressão, serão observados aspectos como vocabulário, pontuação, concordância, ortografia, acentuação, sintaxe e morfossintaxe.
O Teste de Aptidão Física (TAF) será aplicado a todos os candidatos aprovados na prova intelectual para os cargos de Escrivão e Inspetor. Ele avaliará a resistência física considerando idade e sexo, com quatro etapas: flexão abdominal, flexão de braço na barra fixa para homens ou isometria na barra para mulheres, impulso horizontal e corrida de 12 minutos.
A avaliação psicológica e psiquiátrica incluirá testes coletivos e individuais para verificar os requisitos necessários ao desempenho do cargo, além de uma entrevista padronizada e estruturada.
Já contamos com um preparatório exclusivo para este concurso, com aulas de pré-edital para acesso imediato, incluindo treinamento em redação, e um pós-edital totalmente direcionado para a banca e o conteúdo programático, garantindo que você esteja preparado para todas as etapas do certame.