Novos concursos PM e BM PR | Exigirão nível superior
O Governo do Estado do Paraná encaminhou à Assembleia Legislativa um projeto de lei que altera a escolaridade exigida para o ingresso nos concursos PM PR (Polícia Militar) e do Corpo de Bombeiros PR.
Para o ingresso de soldados, a exigência da formação passará de nível médio para superior. Para oficiais, na Polícia Militar, será exigida a formação de Bacharel em Direito, e no Corpo de Bombeiros Militar qualquer curso superior. O texto altera a Lei Estadual 1.943/1954, que disciplina a escolaridade exigida para ingresso nas forças de segurança.
Em caso de aprovação da proposta, que visa alterar a Lei Estadual 1.943/1954, a medida valerá para os editais de concursos futuros.
Atualmente, segundo a agência, dez estados brasileiros já adotam a exigência de nível superior para o ingresso de soldados. No caso da solicitação do curso superior em Direito para oficiais, 15 estados implementaram a medida.
Na mensagem encaminhada à Assembleia Legislativa estadual, o Governo do Paraná reforça que a alteração não impacta militares que já se encontram em efetivo exercício e que, além disso, tais mudanças não acarretam aumento de despesa ou mesmo renúncia de receita.
Caso a Casa Legislativa aprove as mudanças, a novidade poderá vir nos próximos concursos para a PM e Bombeiros PR, que já foram autorizadas pelo governador em maio.
Vale lembrar que um novo concurso público, com previsão de 360 vagas, sendo 230 para a Polícia Militar e 130 para o Corpo de Bombeiros, já foi devidamente autorizado.
E você, quer começar a se preparar? O Prodez conta com os cursos: Soldado PMPR/BMPR (COMBO Curso Regular + Avançado de Questões) e CFO PMPR | Curso completo + Super Revisão de Pós-edital que contemplam aulas exclusivas, material de apoio em PDF, apostilas complementares, listas de exercícios e simulados.
Venha se preparar com quem é líder de aprovação!