Atribuições do Delegado

16 de agosto de 2023 - 3 min
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O concurso para o cargo de Delegado da Polícia Civil de Santa Catarina, está iminente, visto que banca responsável por realizar o certame já foi definida. Com previsão de 30 vagas para o cargo, a banca escolhida foi a Fundação Getúlio Vargas - FGV. A exigência para o cargo, é ter nível superior em direito, 3 anos de experiência de atividade jurídica ou policial e a remuneração inicial dos profissionais da área é de R$ 22.829,00.


Na Polícia Civil, o delegado é o chefe da instituição policial local, nas circunscrições da polícia para a qual foi designado, executando todas as competências atribuídas ao cargo no desempenho de funções.


Muito mais do que instaurar inquéritos e investigar crimes, o Delegado de Polícia é um importante cargo com diversas atividades que não aparecem em filmes ou séries. A profissão do Delegado é dinâmica. Ele pode trabalhar no gabinete, despachando nos autos de um inquérito policial, como também fazer trabalho de campo, cumprindo mandados, por exemplo.


O Delegado de Polícia Civil também tem o dever de elaborar portarias e relatórios, apreender, requisitar perícias, expedir e fiscalizar a emissão de documentos públicos de sua competência, gerenciar o órgão policial em que estiver lotado, dentre outros.


Essas são algumas das funções desempenhadas pelo Delegado dentro da instituição da Polícia Civil de Santa Catarina e o que entende-se aqui é que a este cargo está atrelada a responsabilidade de agir como o primeiro garantidor da legalidade e da justiça.


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