É comum, ao ler uma notícia sobre os preparativos de um concurso público, se deparar informações como “o concurso se encontra na fase de escolha da comissão” ou que “o projeto básico do edital foi divulgado”.
Entender as etapas de um concurso é importante para fazer o planejamento adequado dos estudos, pois assim se tem clareza de qual momento o concurso se encontra e qual é o próximo passo até a publicação do edital.
Com o fim da validade de um concurso, o órgão pode solicitar um novo concurso. Antes da solicitação, é necessária uma avaliação de necessidade de contratação de novos servidores, como o déficit de pessoal, que ocorre por conta de aposentadorias, falecimento, exonerações e transferências. Com o levantamento do déficit por área, se pode basear o pedido de autorização do concurso.
O processo até a autorização envolve muita burocracia, sendo necessário que se siga várias regras e informe ao órgão responsável (geralmente a Secretaria de Planejamento, da Fazenda ou Economia) dados como a evolução do quadro de pessoal nos últimos cinco anos, previsão de aposentadorias nos próximos cinco anos, distribuição da força de trabalho por departamento e outras informações.
Além disso, é necessário que a despesa esteja prevista no orçamento público do órgão.
Após autorizado, é montada uma comissão organizadora. A equipe, que reúne servidores de diversas áreas do órgão, é responsável por todos trâmites preparatórios do concurso, sendo uma delas a elaboração do Projeto Básico do Edital, onde consta informações como os cargos e vagas que serão ofertados, as etapas avaliativas e seus respectivos pesos e as disciplinas.
Após o planejamento dos trâmites burocráticos, as empresas que se encaixam no que é necessário para o concurso disputam por sua organização, podendo ser escolhidas pela comissão por meio de Licitação por Concorrência, o Pregão Eletrônico ou Dispensa de Licitação. A contratação da Banca Examinadora significa que a etapa mais esperada pelos candidatos está cada vez mais próxima: a publicação do edital.
A instituição é responsável por aplicar e organizar as etapas do concurso, como a elaboração e aplicação das provas e recebimento das inscrições.
Cada banca possui métodos diferentes de avaliação e aplicação de provas, com diferentes estruturas de questões e temas mais cobrados. Por isso, é importante conhecer a instituição que irá organizar o concurso.
No edital constam todas as informações importantes que o candidato precisa saber para realizar o concurso, como os cargos ofertados e seus requisitos, a quantidade de vagas disponíveis, os tipos de provas e os conteúdos, período de inscrição e data das avaliações.
Feita a inscrição, o candidato passará por diversas etapas, que variam bastante dependendo do cargo desejado.
Além das provas objetivas e discursivas, que são as mais comuns, alguns cargos podem exigir o Teste de Aptidão Físico (TAF), Testes Psicotécnicos, Prova de Títulos, Prova Prática e Curso de Formação.
Após participar da prova, é necessário esperar o resultado. Cada etapa avaliativa possui seus respectivos recursos administrativos, que constam no edital. Com o fim dos recursos, o resultado final é publicado e o candidato pode saber seu desempenho nas avaliações, se foi aprovado ou não.
A homologação é a validação por meio de uma autoridade competente de todas as etapas do concurso, ou seja, é por ela que é possível saber se tudo o que foi realizado foi verificado e aconteceu de forma correta.
Nada disso garante o chamado imediato dos aprovados, já que o concurso possui validade de, geralmente, dois anos, podendo ser prorrogada. A validade define o período de tempo em que o órgão pode nomear candidatos aprovados, dentro do número inicial de vagas.
Quando ocorre a convocação dos candidatos, é divulgada uma listagem dos nomes e um prazo para a apresentação de documentos e exames. Após essa etapa, ocorre a nomeação e, finalmente, a tão esperada posse no cargo.