Na última semana, o gvernador do Estado do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, esteve presente na cerimônia de formatura de mais de 300 soldados aprovados no último concurso da Polícia Militar do Rio de Janeiro (PMRJ), que oorreu em 2014. No evento, o governador declarou que o estado realiza um investimento recorde na PM, que é destinado a equipamentos, viaturas e reforma dos batalhões.
Os soldados recém introduzidos à coorporação, foram aprovados no concurso do ano de 2014, mas só foram chamados para o curso de formação cerca de 8 anos depois, em dezembro de 2022.
Um novo concurso para a PMRJ já foi autorizado pelo governo estadual no ano passado (2022) e agora, com a formatura dos últimos soldados, está mais perto de acontecer. Além disso, o concurso já tem banca organizadora definida, o Instituto Brasileiro de Apoio e Desenvolvimento Executivo (Ibade). De acordo com o que foi anunciado, serão ofertadas 2 mil vagas para soldados, sendo 200 para o sexo feminino e 1.800 para o sexo masculino. Os requisitos para o cargo de soldado são:
· Ensino médio completo;
O concurso será composto por 9 etapas, destas, apenas as 2 primeiras serão de responsabilidade da banca, as demais, serão dirigidas pela própria instituição. Seguem as etapas:
A prova será dividida da seguinte forma:
· 50 questões objetivas de multipla escolha, com 04 alternativas de resposta. Cada uma das questões objetivas, terá peso de dois pontos
· Na prova discursiva, os participantes terão que elaborar uma redação, que valerá de zero a 100 pontos. Quem não alcançar o grau mínimo de 50 pontos será eliminado do concurso.
Tudo indica que haverá mudanças quanto ao conteúdo programático deste edital em relação ao anterior.
O salário inicial para soldado, é de R$ 3.352.00. Outro atrativo para quem quer ingressar na carreira de policial militar, é a idade máxima de ingresso, que é de 32 anos no estado.
Contudo, depois de tanta espera, o tão aguardado edital nunca esteve tão próximo. Para aqueles que estão “papirando” à espera desse tão aguardado momento, é chegada a hora da aprovação.