Concurso CELESC | Aula de Português (Hoje, às 19h)

Origem e história do dia internacional da mulher

8 de março de 2023 - 5 min
Imagem da notícia

O Dia Internacional da Mulher é comemorado mundialmente no dia 08 de março, mas, ao longo da história, vários foram os acontecimentos que marcaram a luta das mulheres que reinvidivacaram igualdade de direitos, dignidade e contra o trabalho infantil.

A comemoração do Dia Internacional da Mulher frisa a importância da mulher na sociedade e a história da luta pelos seus direitos.


Os principais marcos que definiram o dia 08 de março como o Dia Internacional da Mulher foram:


Mulheres protestam nas ruas de Nova York (1909): Em 26 de fevereiro de 1909, em Nova York, 15 mil mulheres que viviam em condições insalubres saíram às ruas reivindicando melhores condições de trabalho, uma vez que, faziam longas jornadas de trabalho, recebiam salários extremamente baixos e não tinham direito ao voto.


Alemã Clara Zetkin propõe a criação de um dia das mulheres (1910): A proposição da data veio em 1910, na Segunda Conferência Internacional das Mulheres Socialistas, e foi feita pela professora e jornalista alemã Clara Zetkin. Ela propôs uma data não para comemoração, mas para que as mulheres pudessem se reunir anualmente para refletir sobre seus avanços e movimentos.


Incêndio em fábrica de Nova York (1911): Em 1908 houve uma greve das mulheres que trabalhavam numa fábrica de confecção de camisas chamada Triangle Shirtwaist Company, localizada em Nova York. Essas trabalhadoras costuravam cerca de 14 horas diárias e recebiam entre 6 e 10 dólares por semana. Assim, além de reivindicarem melhores condições de trabalho e diminuição da carga horária, as funcionárias buscavam aumento de salários. Isso porque naquela época, os homens recebiam muito mais do que as mulheres.

No dia 25 de março de 1911 um incêndio na fábrica matou 146 mulheres, dentre as 500 que trabalhavam lá - desse número, cerca de 20 eram homens.


Russas vão às ruas contra a guerra (1917): Naquele ano, aproximadamente 90 mil mulheres russas foram às ruas com o lema “paz e pão”, pedindo comida para seus filhos e o retorno dos maridos das trincheiras. Esta é a data mais próxima da data comemorada hoje.


O 08 de março, no entanto, só foi oficializado pela ONU (Organização das Nações Unidas) mais tarde, em 1975. A ONU ressaltou que a não-inclusão das mulheres é um obstáculo ao progresso social, e isso é muito importante. “A gente tem que sair de um discurso de que a questão da igualdade salarial e de condições das mulheres é só uma questão de justiça, é também uma questão de progresso", frisou.

 

Mulheres, parabéns pelo seu dia e um brinde às mulheres fortes! Que possamos conhecê-las, sê-las e criá-las!

Cursos que você pode se interessar