Concurso Cocal do Sul | Análise do Edital + Preparatório

Concurso INSS: 15 dias para indicação da banca

7 de julho de 2022 - 5 min
Imagem da notícia

O concurso INSS 2022 já conta com uma comissão organizadora.


Segundo o diretor de Pessoas, a portaria, que circula internamente no Instituto Nacional do Seguro Social, será publicada nos próximos dias. A partir daí, a comissão terá 15 dias para avaliar as propostas das bancas e indicar a empresa que irá organizar o concurso.


Como previsto pelo INSS, a banca organizadora deverá ser escolhida até agosto deste ano. No entanto, caso a portaria seja publicada nos próximos dias, é possível que a empresa seja definida já neste mês.


Conforme a portaria autorizativa do concurso, o edital deve ser publicado até dezembro deste ano. Pelo projeto básico, as provas deverão ocorrer quatro meses após a publicação do edital. Esse prazo, no entanto, ainda pode ser reduzido para dois meses.


A confirmação do requisito (nível médio) para o próximo concurso ocorre em meio às negociações entre autarquia, sindicato e governo, para que o cargo de técnico do seguro social tenha o nível superior como requisito.


"Há um trabalho sendo feito pelo nosso ministro para transformar essa carreira em nível superior. Entretanto, no momento, o que há e como está colocado na Lei, é um cargo de nível médio. Então, tudo indica que não haveria tempo suficiente para alteração legislativa, por exemplo, e que continuará sendo um cargo, por ora, de nível médio", afirmou Jobson de Paiva.


O diretor de Gestão de Pessoas do Instituto, deu mais detalhes sobre a seleção, incluindo a realização de um curso de formação e a possibilidade de aplicação de uma redação.


"Há uma possibilidade, sim, da ideia de redação. É uma possibilidade, mas isso não está cravado", revelou Jobson de Paiva.


Apesar da novidade, as provas do concurso INSS, para o cargo de técnico, devem seguir o padrão aplicado em 2015.


A parte de Conhecimentos Gerais deve contar com perguntas de Ética no Serviço Público, Regime Jurídico Único, Noções de Direito Constitucional e Administrativo, Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico e Noções de Informática. A parte específica para a carreira tende a abordar a área de Seguridade Social, com destaque para a disciplina de Direito Previdenciário.


Em relação ao curso de formação, a cobrança parte do Ministério do Trabalho e Previdência (MTP). Desta forma, este será o primeiro concurso para técnicos a contar com esta etapa.


Esse vai ser o primeiro concurso de técnico do INSS com curso de formação. Além do curso, como já estava previsto, o diretor confirmou que as nomeações serão realizadas somente em 2023 devido ao período eleitoral.


Vai prestar o concurso da INSS? Então vem se preparar com quem é líder em aprovação! O Prodez conta com os curso preparatório:

INSS | Técnico do Seguro Social + Ajuda aí, Professor!

Nosso curso contempla: Material de apoio em PDF, Apostilas complementares, Podcast, Revisão Final com bateria de exercícios e Listas de exercícios.


Cursos que você pode se interessar