Edital INSS
Previsão ainda para este ano
Na última quinta-feira, 31/03, José Carlos Oliveira tomou posse como Ministro do Trabalho e Previdência (MTP), ele demonstrou otimismo pela autorização e realização do concurso ainda este ano. No entanto, a oferta de vagas seria menor do que a solicitada ao Ministério da Economia.
"Existe um diálogo para que haja concurso público, sim, neste ano. Talvez, não no número que a gente solicitou, de 7,5 mil", afirmou.
Segundo o diretor de Administração e Finanças da Fenasps, Moacir Lopes, ainda não há uma negociação definida, mas, segundo ele, a pasta tentará mediar o novo concurso INSS.
"Não tem uma negociação definida ainda, eles disseram que vão tentar mediar, porque sabem que se o INSS não tiver concurso, em médio prazo, vai dar um locaute total", disse Moacir em transmissão ao vivo nas redes sociais.
Durante a transmissão, o representante do Consórcio de Sindicatos do Seguro e da Seguridade Social filiados à CUT, João Torquato, reforçou que o concurso INSS será uma prioridade, caso o orçamento seja aprovado pelo Tesouro Nacional.
De acordo com o Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário (IBDP), desde 2019, o INSS teve uma redução significativa dos custos administrativos pela aposentadoria de quase 50% do quadro efetivo de servidores.
"Desde então, as filas processuais aumentam, mesmo que os administradores tentem, na medida do que podem, acelerar a análise e promover a redução da fila", informa a entidade.
O pedido de concurso INSS que está em análise no Ministério da Economia conta com 7.575 vagas em todo o país, sendo elas para os seguintes cargos e áreas:
Técnico do Seguro Social - nível médio - R$5.447,78
Analista do Seguro Social - nível superior - R$8.357,07
O último concurso foi em 2015 e contou com 950 vagas para técnicos e analistas.
Durante 20 anos, Cebraspe organizou 70% das seleções.
Os candidatos ao cargo de Técnico foram submetidos a uma prova objetiva, contendo 120 questões sobre:
Ética no Serviço Público;
Regime Jurídico Único;
Noções de Direito Constitucional;
Noções de Direito Administrativo;
Língua Portuguesa;
Raciocínio Lógico;
Noções de Informática;
Conhecimentos Específicos.
Já os Analistas foram foram submetidos a uma prova objetiva, contendo 120 questões sobre:
Português,
Raciocínio Lógico,
Noções de Informática,
Direito Constitucional,
Direito Administrativo,
Legislação Previdenciária,
Legislação da Assistência Social,
Saúde do Trabalhador e da Pessoa com Deficiência.
Vai prestar o concurso da INSS? Então vem se preparar com quem é líder de aprovação! O Prodez conta com os curso preparatório: INSS | Técnico do Seguro Social + Ajuda aí, Professor! Nosso curso contempla: Material de apoio em PDF, Apostilas complementares, Podcast, Revisão Final com bateria de exercícios e Listas de exercícios.