No dia 10 de Fevereiro de 1983, houve a criação do primeiro Pelotão Polícia Militar Feminina em Santa Catarina.
A Polícia Militar de Santa Catarina orgulha sua corporação e todos os catarinenses, pelo seu desempenho e sua postura exemplar, nesta incorporação as mulheres conquistaram cada vez mais respeito.
Atualmente a PMSC conta com um efetivo de 960 mulheres, dentre elas oficiais e praças, que estão na ativa.
Destacando a soldada Flavia de Souza, formada no Curso de Operações de Polícia de Choque - COPC/2019, do Batalhão de Choque da Polícia Militar do Distrito Federal, e nos cursos de Radiopatrulha e Patrulha Urbana da PMSC.
“Sempre fui uma menina sedentária, que começava algo e nunca terminava. A Polícia Militar me trouxe disciplina, resiliência e descobri em mim uma mulher muito forte. Entrei na instituição com o propósito de ser referência e fazer diferença onde atuo, mostrando para as mulheres que forem ingressar que é possível conquistar seu espaço dentro da PM. Busquei os cursos operacionais pois foi a área policial que mais me identifiquei, pois somos capazes do impossível quando realmente queremos algo” relatou a soldado Flavia.
As policiais militares da PMSC são conhecidas popularmente como “Fems”, destacando a evolução e humanização significativas que trouxeram à Corporação, evidenciando ainda seu papel de policial, esposa e mãe, com sua grande capacidade de organização, força e coragem, contribuições estas que refletem na Segurança Pública, mesmo muitas vezes colocando sua própria vida em risco. Sendo condigno um dia dedicado ao comprometimento e respeito na missão de servir a sociedade catarinense.