Na última sexta-feira, dia 19, foi publicado no Diário Oficial do Estado um decreto assinado pelo governador de Santa Catarina, Carlos Moisés, com novas diretrizes relacionadas aos concursos públicos, como medida de eficácia organizacional.
Entre as novas normas constam que as propostas para abertura de concursos públicos deverão conter informações sobre o perfil necessário, a descrição do trabalho a ser exercido, a comprovação da necessidade das vagas, a oportunidade para cada cargo solicitado, entre outros. A proposta também deverá acompanhar a estimativa do impacto orçamentário-financeiro que as novas contratações resultarão.
O Grupo Gestor de Governo (GGG) será encarregado de autorizar todos os concursos públicos e a partir do aval deste, o órgão responsável pelo concurso terá 6 meses para publicar o edital. Além destas, outras cláusulas dispõem sobre vagas para cadastro de reserva, provas de títulos, oral, aptidão física, prática, avaliação psicológica, investigação social, entre outros.