Segundo o deputado Reginaldo Sardinha, o Edital do concurso da Polícia Penal DF será publicado até novembro de 2021. O grupo de trabalho, composto por integrantes da Secretaria de Estado de Economia do Distrito Federal (SEEC); e Secretaria de Estado de Administração Penitenciária do Distrito Federal (Seape), está realizando os estudos técnicos, com o objetivo de contratar a banca organizadora.
Com um total de 1.179 vagas autorizadas para o cargo de policial penal, 400 serão imediatas e 779 para formação de cadastro de reserva. Um dos principais requisitos para o cargo é possuir nível superior em qualquer área. A remuneração inicial é de R$4.745, além de outros benefícios que serão informados no edital específico.
O último edital publicado em 2014, contava com duas fases de avaliação, sendo a primeira composta por quatro etapas. Entre elas: prova objetiva; teste de Aptidão Física (TAF); avaliação psicológica; e sindicância de vida pregressa e investigação social.
A prova objetiva do concurso foi composta por 150 questões, do tipo certo ou errado. Os itens foram distribuídos por disciplinas de Conhecimentos Básicos (50) como Língua Portuguesa, Atualidades, Noções de Informática e Raciocínio Lógico; e Conhecimentos Específicos (100) sobre noções de Direito: Constitucional, Administrativo, Penal, Processual Penal e de Direitos Humanos.
Os aprovados convocados para o TAF contaram com as seguintes atividades:
E posteriormente, os habilitados em todas as etapas realizaram a segunda fase: o curso de formação.