A assessoria de imprensa da Polícia Civil de Minas Gerais informou na última semana que o edital do novo concurso deve sair em cerca de 45 dias. A escolha da banca organizadora já está em andamento.
A realização deste certame foi anunciada pelo governador Romeu Zema no último dia 7 de julho. Ele contará com 684 vagas para carreiras policiais e administrativas, nos cargos de: Investigador; Escrivão; Escrivão; Médico Legista; Perito Criminal; Técnico Assistente da Polícia Civil e Analista da Polícia Civil.
O último concurso PCMG ocorreu em 2018 para os cargos de escrivão e delegado, já para os cargos de perito, médico, analista e técnico, o último processo seletivo foi em 2013. A banca organizadora foi a Fumarc, e a prova teve 60 questões de Língua Portuguesa, Matemática, Noções de Criminalística, Noções de Medicina Legal, Noções de Contabilidade, Noções de Informática e Direitos Humanos, variando de acordo com o cargo. Após isso, os candidatos classificados ainda foram convocados para as seguintes etapas: avaliação psicológica, exames biomédicos e biofísicos, investigação social, e, por fim, curso de formação policial.