A cidade de Tubarão, em Santa Catarina, tornou-se a primeira do estado a transformar sua Guarda Municipal em Polícia Municipal. A mudança foi oficializada com a sanção da Reforma Administrativa pelo prefeito Estêner Soratto.
Com essa reformulação, a Polícia Municipal passa a ter poder de polícia, podendo realizar prisões, conduções e atuar no policiamento ostensivo e comunitário. A nova estrutura reforça a segurança da população e complementa o trabalho das demais forças policiais.
O prefeito Soratto destacou que a mudança fortalece a atuação dos agentes e melhora as condições de trabalho. O comandante Daniel Martins também celebrou a iniciativa, ressaltando o ganho de respaldo legal para combater a criminalidade e proteger os cidadãos.