Concurso Professores SC - Edital em Junho! (Amanhã, às 19h)

TJSC | Atribuições do Oficial de Justiça

2 de abril de 2024 - 5 min
Imagem da notícia

No âmbito do sistema judiciário de Santa Catarina, os oficiais de justiça desempenham um papel crucial na garantia da efetividade das decisões judiciais e no cumprimento das determinações dos magistrados. Como agentes de ligação entre o Poder Judiciário e os cidadãos, os oficiais de justiça do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) têm atribuições específicas que visam assegurar a ordem jurídica e o acesso à justiça. A seguir, listamos algumas das principais responsabilidades e deveres dos oficiais de justiça do TJSC:


Cumprimento de Mandados Judiciais: O oficial de justiça do TJSC é responsável por entregar pessoalmente intimações, citações, notificações, mandados de prisão, penhora, despejo, busca e apreensão, entre outros documentos expedidos pelo juiz.


Realização de Atos Processuais: Além da entrega de documentos, o oficial de justiça do TJSC pode realizar atos processuais determinados pelo juiz, como avaliação de bens penhorados, constatação de fatos, entre outros.


Diligências Externas: O oficial de justiça do TJSC precisa realizar diligências externas, visitando residências, empresas, órgãos públicos e outros locais para cumprir os mandados judiciais.


Elaboração de Relatórios: Após o cumprimento dos mandados, o oficial de justiça do TJSC deve elaborar relatórios detalhados sobre as diligências realizadas, descrevendo todas as circunstâncias pertinentes.


Efetivação de Medidas Judiciais: O oficial de justiça do TJSC pode ser responsável por efetivar medidas judiciais, como penhoras de bens, despejos, arrestos, entre outras.


Assistência ao Juiz: Em alguns casos, o oficial de justiça do TJSC pode ser chamado a prestar assistência ao juiz durante audiências e sessões de julgamento, fornecendo informações relevantes sobre o cumprimento dos mandados.


Integração com Outras Instituições: O oficial de justiça do TJSC pode precisar colaborar com outras instituições, como polícia, cartórios, correios, entre outros, para o cumprimento eficiente dos mandados.


Se você aspira fazer parte do TJSC e contribuir para a administração da justiça em Santa Catarina,o Prodez conta com cursos que contemplam aulas ao vivo, focadas no edital, além de materiais complementares, exercícios semanais e muito mais para intensificar a sua preparação.

Cursos que você pode se interessar