Concurso Professores SC - Edital em Junho! (Amanhã, às 19h)

TJSC | Atribuições do Técnico Judiciário

2 de abril de 2024 - 3 min
Imagem da notícia

O Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) é uma instituição fundamental para a garantia da justiça e da ordem social no estado. Dentro dessa estrutura, os técnicos judiciários desempenham um papel crucial, atuando em diversas frentes para assegurar o bom funcionamento do sistema judiciário.


Entre as principais atribuições dos técnicos judiciários do TJSC, destacam-se:


Organização, Execução e Controle de Serviços Técnicos-Administrativos: Os técnicos judiciários são responsáveis por diversas atividades relacionadas à organização, execução e controle de serviços técnicos-administrativos dentro do tribunal.


Atendimento a Advogados e Público em Geral: Prestar informações solicitadas por advogados e pelo público em geral, garantindo um atendimento cordial e eficiente.


Elaboração de Atas e Autuação de Processos: Elaborar atas de julgamento e de sorteios de jurados, além de autuar inquéritos, cartas precatórias, ações, execuções fiscais e demais processos judiciais.


Digitação de Audiências e Expedientes: Quando designado pelo Escrivão, os técnicos judiciários realizam a digitação de audiências e demais expedientes do cartório, garantindo a precisão e a qualidade dos registros.


Cadastramento de Processos e Partes: Realizar o cadastramento dos processos em andamento, partes e testemunhas, vinculando-as corretamente aos respectivos processos.


Execução de Mudança de Classe de Processos: Efetuar a mudança de classe de processos conforme necessário, garantindo a correta classificação e tramitação dos mesmos.


Cadastro e Emissão de Pautas de Audiência: Realizar o cadastro e a emissão de pautas de audiência, contribuindo para a organização e a eficiência dos trabalhos judiciais.


Além dessas atribuições específicas, os técnicos judiciários do TJSC também estão sujeitos a realizar outras tarefas correlatas, conforme determinação de seus superiores imediatos.


Em suma, os técnicos judiciários desempenham um papel fundamental no funcionamento do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, contribuindo para a eficiência e a celeridade da prestação jurisdicional e para a garantia dos direitos dos cidadãos.


Se você aspira fazer parte do TJSC e contribuir para a administração da justiça em Santa Catarina,o Prodez conta com cursos que contemplam aulas ao vivo, focadas no edital, além de materiais complementares, exercícios semanais e muito mais para intensificar a sua preparação.

Cursos que você pode se interessar