Fuzileiros Navais | EAM

O que é o Corpo de Fuzileiros Navais?

Um fuzileiro naval é um militar pertencente a um corpo de infantaria de marinha de alguns países. Os fuzileiros são normalmente os especialistas na realização de operações de assalto anfíbio, nas abordagens no alto mar, na segurança e ordem interna nos navios de guerra e na defesa das instalações navais em terra.

O que são as Escolas de Aprendizes-Marinheiros?

As Escolas de Aprendizes-Marinheiros (EAM) têm o propósito de formar Marinheiros para o Corpo de Praças da Armada(CPA). Para a consecução de seu propósito, cabem às EAM as seguintes tarefas:

– Assegurar ao aluno preparo intelectual, físico, psicológico, moral e militar-naval;
– Proporcionar a habilitação básica ao exercício de atribuições destinadas aos Marinheiros dos Quadros de Praças da Armada (QPA).

aprendiz-marinheiro-brasao

Perguntas Frequentes

Fuzileiros Navais

Como faço para me tornar um Fuzileiro Naval?

Para se tornar um Fuzileiro, você precisa ser aprovado no concurso público. O concurso é composto de: Prova escrita com questões de Português e Matemática, Teste de aptidão Física e Exames médicos.

Quais os requisitos?

Para fazer o concurso, o aluno precisa estar no 3º ano ou possuir o Ensino Médio completo, não ter menos de 18 (dezoito) e ter no máximo 21 (vinte e um) anos de idade até 01 de Janeiro do ano da matrícula no curso de formação (ano seguinte ao ano do concurso, por ex.: Candidato faz o concurso em 2019 e se matricula no curso de formação em 2020). Apenas para o sexo masculino.

Como faço para me inscrever e quando é a prova?

Para se inscrever, é necessário aguardar a abertura do edital do concurso. O edital é o documento que traz todas as informações, como datas e locais de prova. Geralmente, o concurso para Fuzileiros Navais abre nos primeiros meses do ano, e a taxa de inscrição é em torno de R$40. Acompanhe o site oficial da Marinha do Brasil para ficar por dentro da abertura do concurso: https://www.marinha.mil.br/cpesfn/

A prova geralmente é realizada entre os meses de Abril e Maio, nas capitais do Brasil.

O que acontece depois da prova?

Caso você seja aprovado na prova, ainda precisará passar pelo teste físico e exames médicos. Sendo aprovado em todas as etapas, fará a matrícula para o Curso de Formação de Soldados Fuzileiros Navais (C-FSD-FN) no início ou na metade do ano seguinte.

Por exemplo: Candidato aprovado em 2019 poderá se matricular em 2020 na turma I (primeiro semestre) ou na turma II (segundo semestre) do Curso de Formação.

Onde o C-FSD-FN é ministrado?

Os cursos de formação de Soldados Fuzileiros Navais ocorrem no Centro de Instrução Almirante Milcíades Portela Alves/RJ, e no Centro de Instrução e Adestramento de Brasília/DF.

Como o C-FSD-FN é ministrado?

O curso inicia com o período de adaptação, no qual os alunos realizarão diversos tipos de exercícios físicos, assistirão a palestras e terão uma rotina de atividades intensas, nas quais serão exigidos com rigor, sendo observado o respeito à disciplina e hierarquia, de forma que se tenha uma adaptação prévia à vida militar como fuzileiro naval. Ele funciona no regime de internato, ou seja, o aluno permanece nos Centros de Instrução durante a semana, podendo sair em fins de semana e feriados.

Quais os benefícios do aluno?

Durante o curso de formação, os alunos têm acesso a estudo de qualidade, incluindo moradia, alimentação, atendimento médico e odontológico, uniformes e remuneração ao longo das 17 (dezessete) semanas de curso.

E depois de concluir o Curso de Formação?

Ao término do curso, serão nomeados Soldados Fuzileiros Navais e incorporados à Marinha do Brasil, fazendo jus a todas as prerrogativas da carreira militar.

Aprendizes-Marinheiros

Como faço para me tornar um Aprendiz-Marinheiro?

Para se tornar um Aprendiz-Marinheiro, você precisa ser aprovado no concurso público. O concurso é composto de: Prova escrita com questões de Português, Matemática, Inglês, Física e Química, Teste de aptidão Física e Exames médicos.

Quais os requisitos?

Para fazer o concurso, o aluno precisa estar no 3º ano ou possuir o Ensino Médio completo, não ter menos de 18 (dezoito) e ter no máximo 21 (vinte e um) anos de idade até 01 de Janeiro do ano da matrícula no curso de formação (ano seguinte ao ano do concurso, por ex.: Candidato faz o concurso em 2019 e se matricula no curso de formação em 2020). Apenas para o sexo masculino.

Como faço para me inscrever e quando é a prova?

Para se inscrever, é necessário aguardar a abertura do edital do concurso. O edital é o documento que traz todas as informações, como datas e locais de prova. Geralmente, o concurso para Aprendizes-Marinheiros abre nos primeiros meses do ano, e a taxa de inscrição é em torno de R$40. Acompanhe o site oficial da Marinha do Brasil para ficar por dentro da abertura do concurso: https://www.marinha.mil.br/cpesfn/

A prova geralmente é realizada entre os meses de Abril e Maio, nas capitais do Brasil.

O que acontece depois da prova?

Caso você seja aprovado na prova, ainda precisará passar pelo teste físico e exames médicos. Sendo aprovado em todas as etapas, fará a matrícula para o Curso de Formação de Marinheiros para a Ativa (C-FMN) no início do ano seguinte.

Por exemplo: Candidato aprovado em 2019 se matriculará em 2020 no Curso de Formação.

Onde o C-FMN é ministrado?

Atualmente as Escolas de Aprendizes-Marinheiros (EAM) estão subordinadas à Diretoria de Ensino da Marinha do Brasil, existindo quatro estabelecimentos de ensino:

– Escola de Aprendizes-Marinheiros do Ceará
– Escola de Aprendizes-Marinheiros do Espírito Santo
– Escola de Aprendizes-Marinheiros de Pernambuco
– Escola de Aprendizes-Marinheiros de Santa Catarina

Como o C-FMN é ministrado?

A primeira fase é a formação militar-naval, como Aprendiz-Marinheiro, e a segunda, já como Grumete, o aluno fará especialização inicial em uma das três áreas escolhidas, em ordem de prioridade, no ato da inscrição.
Ao concluir o curso com aproveitamento, o grumete prestará juramento à bandeira, assumindo compromisso de tempo de serviço por um período de 2 (dois) anos, contados a partir do dia imediato ao do término do Curso de Formação de Marinheiros.
Quando se formar, será nomeado Marinheiro Especializado e será incorporado ao Corpo de Praças da Armada (CPA), permanecendo 3 (três) anos nessa graduação. No terceiro ano, o militar fará o curso de especialização com duração de um ano e, se concluir o curso com aproveitamento, será nomeado Cabo.

Quais são os benefícios do aluno?

O aluno vive em regime de internato durante todo o período de formação, sendo alojado, alimentado e fardado por conta do Estado, além de receber salário militar previsto em lei e auxílio médico/odontológico. Participa, ainda, de atividades sociais, culturais, recreativas e esportivas.

E depois de concluir o Curso de Formação?

Ao término do curso, serão nomeados Marinheiros e incorporados à Marinha do Brasil, fazendo jus a todas as prerrogativas da carreira militar.

Edital do Concurso

Escolaridade Exigida

Para fazer o concurso, o aluno precisa estar no 3º ano ou possuir o Ensino Médio completo

Idade

Não ter menos de 18 (dezoito) e ter no máximo 21 (vinte e um) anos de idade até 01 de Janeiro do ano da matrícula no curso de formação

Sexo

Masculino

Número de vagas

1.860

Data(s) da(s) prova(s)

Abril

Local de realização da(s) prova(s)

Disponível no Edital

Duração do exame intelectual

4h20min

Observações sobre o concurso

Do total das oportunidades, 20% são reservadas para negros.

Reserve sua vaga

Quer se preparar conosco? Então preencha o formulário abaixo e garanta já a sua vaga! Quando iniciar o período de matrículas, entraremos em contato com você.

Matrículas 2017

TUBARÃO (23 de MAIO)

MAIS INFORMAÇÕES

FLORIANÓPOLIS (24 de MAIO)

MAIS INFORMAÇÕES

ITAJAÍ (25 de MAIO)

MAIS INFORMAÇÕES

BLUMENAU (26 de MAIO)

MAIS INFORMAÇÕES

CRICIÚMA (1 e 2 de JUNHO)

MAIS INFORMAÇÕES

JARAGUÁ DO SUL (05 de JUNHO)

MAIS INFORMAÇÕES

GALERIA DOS APROVADOS

0 Alunos
0 Formados
0 Experiência

Conheça nossos
cursos online