EsSA

EsSA – Escola de Sargentos das Armas criciuma tubarão florianopolis blumenau itajaí joinvile jaraguá do sul lages chapecó

O QUE É A EsSA?

A Escola de Sargentos das Armas (EsSA) é, atualmente, o estabelecimento de ensino do Exército Brasileiro destinado exclusivamente à formação de Sargentos Combatentes de carreira, das armas de Infantaria, Cavalaria, Artilharia, Engenharia e Comunicações.

Perguntas Frequentes

Onde o curso é ministrado?

Os Cursos de Formação de Sargentos (CFS) serão realizados em aproximadamente 2 anos. Os primeiros doze meses, referentes ao período básico, ocorrerão em uma das 13 (treze) Organizações Militares de Corpo de Tropa situadas nas seguintes cidades: Rio de Janeiro/RJ; Juiz de Fora/MG (2 unidades); Recife/PE; Alegrete/RS; Jundiaí/SP; Pirassununga/SP; Pouso Alegre/MG; Campo Grande/MS; Fortaleza/CE; Blumenau/SC; Jataí/GO; e Altamira/PA.
O restante do curso (12 meses), relativo ao período de qualificação, será ministrado na Escola de Sargentos das Armas (situada em Três Corações/MG), na Escola de Sargentos de Logística (estabelecida no Rio de Janeiro/RJ) ou no Centro de Instrução de Aviação do Exército (localizado em Taubaté/SP), de acordo com a área de atuação escolhida pelo candidato.

Como o curso é ministrado?

A formação profissional do Sargento Combatente do Exército é a razão de ser da Escola. Todas as atividades do ano letivo são desenvolvidas com a finalidade de capacitar o aluno ao exercício da função a ser desempenhada nos corpos de tropa.
O ensino, fundamentalmente tecnólogo, é ministrado de forma prática, considerando que o futuro sargento deve ser, ao mesmo tempo, chefe e executante. As Instruções são dinâmicas e os princípios do “aprender a aprender” operacionalizados em todas as disciplinas de forma a permitir ao futuro sargento a vontade de se auto-aperfeiçoar e o crescimento pessoal e profissional, decorrentes desta atitude.
As atividades de instrução desenvolvem-se em ritmo intenso. Busca-se, constantemente, a imitação das condições de combate. O aluno desempenha, sob a orientação dos instrutores e monitores, funções de executante e de comando, que serão exercidas nos corpos de tropa.
O treinamento físico militar, alvo de atenção especial, fortalece a têmpera do aluno e capacita-o a liderar o seu grupo, sob quaisquer condições.

Quais os benefícios do aluno?

O aluno vive em regime de internato durante todo o período de formação, sendo alojado, alimentado e fardado por conta do Estado, além de receber salário militar previsto em lei. Participa, ainda, de atividades sociais, culturais, recreativas e esportivas, patrocinadas pela EsSA e pelo Grêmio dos Alunos da ESA (GRESA).

E depois de concluir o Curso de Formação de Sargentos?

A cerimônia de encerramento do curso é o ponto culminante e o marco de encerramento do ano escolar, com a entrega dos diplomas e a promoção dos alunos à graduação de 3º Sargento.

Edital do Concurso

Escolaridade Exigida

Para fazer o concurso o aluno precisa estar no 3º ano ou possuir o Ensino Médio completo

Idade

Não ter menos de 17 (dezessete) anos nem completar 25 (vinte e cinco) anos de idade até 31 de dezembro do ano da matrícula

Sexo

Masculino e Feminino

Número de vagas

1.100

Data(s) da(s) prova(s)

Setembro

Local de realização da(s) prova(s)

Disponível no Edital

Duração do exame intelectual

4h20min

Observações sobre o concurso

O curso de Sargentos da Armas, a partir de 2016 será considerado ensino superior, ou seja, após o aluno se tornar um Sargento ele receberá um diploma de nível superior na área Bélica (curso Tecnólogo).

Reserve sua vaga

Quer se preparar conosco? Então preencha o formulário abaixo e garanta já a sua vaga! Quando iniciar o período de matrículas, entraremos em contato com você.

GALERIA DOS APROVADOS

0 Alunos
0 Formados
0 Experiência

Conheça nossos
cursos online