AFA | EEAR

AFA academia da força aérea criciuma tubarão florianopolis blumenau itajaí joinvile jaraguá do sul lages chapecó

O que é a AFA?

A Academia da Força Aérea (AFA) é um estabelecimento de ensino em nível superior da Força Aérea Brasileira e reconhecido pelo Ministério da Educação. Integra o sistema de formação e aperfeiçoamento de pessoal do Comando da Aeronáutica (COMAER) e está subordinada ao Departamento de Ensino (DEPENS) da Força Aérea Brasileira (FAB). Tem como finalidade a formação de oficiais da ativa para os quadros de aviadores, intendentes e de infantaria da FAB.

O que é a EEAR?

A Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR) é o maior complexo de Ensino Técnico – Militar da América do Sul, sendo uma Organização do Comando da Aeronáutica, diretamente subordinada ao diretor-geral do Departamento de Ensino da Aeronáutica (DEPENS), que tem por finalidade a formação e o aperfeiçoamento de Graduados da Aeronáutica.

eear brasao

Perguntas Frequentes

AFA – OFICIAL DA AERONÁUTICA

COMO FAÇO PARA ME TORNAR UM OFICIAL DA AERONÁUTICA?

Para se tornar um Oficial da Aeronáutica você precisa ser aprovado no concurso público. O concurso é composto de: Prova escrita com questões de Português, Matemática, Física, Inglês e Redação, Teste de aptidão Física e Exames médicos.

QUAIS OS REQUISITOS?

Para fazer o concurso, o aluno precisa estar no 3º ano ou possuir o Ensino Médio completo, não ter menos de 17 (dezessete) anos nem completar 23 (vinte e três) anos de idade até 31 de dezembro do ano da matrícula (ano seguinte ao ano do concurso). Para candidatos do sexo masculino e feminino

COMO FAÇO PARA ME INSCREVER E QUANDO É A PROVA?

Para se inscrever, é necessário aguardar a abertura do edital do concurso. O edital é o documento que traz todas as informações, como datas e locais de prova. Geralmente, o concurso para AFA abre nos primeiros meses do ano, e a taxa de inscrição é em torno de R$80. Acompanhe o site oficial da AFA para ficar por dentro da abertura do concurso: http://ingresso.afaepcar.aer.mil.br/

A prova geralmente é realizada entre os meses de Junho e Julho, nas capitais do Brasil.

O QUE ACONTECE DEPOIS DA PROVA?

Caso você seja aprovado na prova, ainda precisará passar pelo teste físico e exames médicos. Sendo aprovado em todas as etapas, fará a matrícula para o Curso de Formação de Oficiais (CFO) no início do ano seguinte.

Por exemplo: Candidato aprovado em 2019 deverá se matricular em 2020 no Curso de Formação.

Onde o CFO é ministrado?

O Curso de Formação de Oficiais da Aeronáutica é ministrado na Academia da Força Aérea, situada em Pirassununga/SP, em regime de internato, com duração de 4 anos.

Quais são as áreas de formação?

A Academia da Força Aérea forma cadetes dos seguintes cursos:

Curso de Formação de Oficiais Aviadores (CFOAv)
Curso de Formação de Oficiais Intendentes (CFOInt)
Curso de Formação de Oficiais de Infantaria da Aeronáutica (CFOInf)

Além disso, todos os cadetes da Academia, ao final do curso, recebem o título de bacharéis em Administração, com ênfase em Administração Pública.

Como o CFO é ministrado?

Os Cadetes do Curso de Formação de Oficiais de Infantaria (CFOInf)estudam Métodos de Defesa e Segurança das Instalações Militares, Emprego de Defesa Antiaérea de Aeródromos e Sítios, Comando de Frações de Tropas e do Serviço de Salvamento e Combate a Incêndio (SESCINC), além Legislação Militar, Direito Militar, Emprego de Armamento, Serviço Militar e Mobilização, entre outras. Após 4 (quatro) anos de formação acadêmica, são declarados Aspirantes a Oficial e começam a desempenhar suas atividades operacionais de combatente terrestre, como elemento-chave do Sistema de Defesa do Comando da Aeronáutica, em todo o território nacional.

Os Cadetes do Curso de Formação de Intendentes (CFOInt) estudam em laboratórios de administração e intendência, onde aprendem a ciência e a tecnologia moderna da gestão econômico-financeira e dos serviços especializados de intendência, preparando-se assim para as tarefas de um combatente de superfície, integrado ao sistema logístico do Comando da Aeronáutica. Após 4 (quatro) anos acadêmicos, são declarados Aspirantes a Oficial e começam a desempenhar suas atividades administrativo-operacionais nas diversas Organizações do Comando da Aeronáutica.

Os Cadetes do Curso de Formação de Aviadores (CFOAv) iniciam a instrução aérea na 2ª série, voando o T-25 “UNIVERSAL”, avião de instrução primária/básica de fabricação nacional, e, nessa aeronave, voam cerca de 75 (setenta e cinco) horas. Na 4ª série, os cadetes realizam a sua instrução na aeronave T-27 “TUCANO”, turboélice de instrução avançada, também de fabricação nacional, no qual voam cerca de 125 (cento e vinte e cinco) horas. Após 4 (quatro) anos de período intenso de aprendizagem são declarados Aspirantes a Oficial e seguem carreira dentro da Força Aérea.

Quais os benefícios do aluno?

O aluno vive em regime de internato durante todo o período de formação, sendo alojado, alimentado e fardado por conta do Estado, além de receber salário militar previsto em lei e auxílio médico/odontológico. Participa, ainda, de atividades sociais, culturais, recreativas e esportivas.

EEAR – SARGENTO DA AERONÁUTICA

COMO FAÇO PARA ME TORNAR UM SARGENTO DA AERONÁUTICA?

Para se tornar um Sargento da Aeronáutica você precisa ser aprovado no concurso público. O concurso é composto de: Prova escrita com questões de Português, Matemática, Física e Inglês, Teste de aptidão Física e Exames médicos.

QUAIS OS REQUISITOS?

Para fazer o concurso, o aluno precisa estar no 3º ano ou possuir o Ensino Médio completo, não ter menos de 17 (dezessete) anos nem completar 25 (vinte e cinco) anos de idade até 31 de dezembro do ano da matrícula (ano seguinte ao ano do concurso). Para candidatos do sexo masculino e feminino

COMO FAÇO PARA ME INSCREVER E QUANDO É A PROVA?

Para se inscrever, é necessário aguardar a abertura do edital do concurso. O edital é o documento que traz todas as informações, como datas e locais de prova. O concurso para EEAR abre duas vezes ao ano, uma no primeiro semestre, e outra no segundo. A taxa de inscrição é em torno de R$60. Acompanhe o site oficial da EEAR para ficar por dentro da abertura do concurso: http://ingresso.eear.aer.mil.br/

A prova do primeiro concurso geralmente é realizada entre os meses de Março e Junho, e do segundo, entre Outubro e Novembro, nas capitais do Brasil.

O QUE ACONTECE DEPOIS DA PROVA?

Caso você seja aprovado na prova, ainda precisará passar pelo teste físico e exames médicos. Sendo aprovado em todas as etapas, fará a matrícula para o Curso de Formação de Sargentos (CFS) no início do ano seguinte.

Por exemplo: Candidato aprovado em 2019 deverá se matricular em 2020 no Curso de Formação.

Onde o CFS é ministrado?

O Curso de Formação de Sargentos da Aeronáutica (CFS) é ministrado sob regime de internato militar, na EEAR, em Guaratinguetá/SP, com duração aproximada de 2 (dois) anos e abrange instruções nos Campos Geral, Militar e Técnico-Especializado.

Quais são as áreas de formação?

As áreas de formação da Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR) são:
Especialista em Controle de Tráfego Aéreo
Especialista em Estrutura e Pintura
Especialista em Equipamento de Voo
Especialista em Eletricidade e Instrumentos
Especialista em Comunicações
Especialista em Fotointeligência
Especialista em Mecânica de Aeronaves
Especialista em Material Bélico
Especialista em Meteorologia
Especialista em Suprimento
Especialista em Cartografia
Especialista em Desenho
Especialista em Eletromecânica
Especialista em Guarda e Segurança
Especialista em Informações Aeronáuticas
Especialista em Metalurgia

Quais os benefícios do aluno?

O aluno vive em regime de internato durante todo o período de formação, sendo alojado, alimentado e fardado por conta do Estado, além de receber salário militar previsto em lei e auxílio médico/odontológico. Participa, ainda, de atividades sociais, culturais, recreativas e esportivas.

E para quem tem curso Técnico?

Além das vagas oferecidas para aqueles que possuem Ensino Médio completo, a EEAR também disponibiliza anualmente vagas para alunos que possuem formação em curso Técnico nas seguintes especialidades:

Administração;
Elétrica;
Música;
Radiologia;
Topografia;
Enfermagem;
Eletrônica;
Sistemas de Informação.
São oferecidas 226 vagas para ambos os sexos.
O candidato não pode ter menos de 17 (dezessete) anos e nem completar 25 (vinte e cinco) anos de idade até 31 de dezembro do ano do concurso. Para os candidatos à especialidade Música é preciso comprovar a conclusão do Ensino Médio. Para os demais candidatos deve-se comprovar a conclusão de curso técnico de nível médio na especialidade a que concorre.

Edital do Concurso

Escolaridade Exigida

Para fazer o concurso, o aluno precisa estar no 3º ano ou possuir o Ensino Médio completo

Idade

Não ter menos de 17 (dezessete) anos nem completar 23 (vinte e três) anos de idade até 31 de dezembro do ano da matrícula

Sexo

Masculino e Feminino

Número de vagas

75

Data(s) da(s) prova(s)

Junho

Local de realização da(s) prova(s)

Disponível no Edital

Duração do exame intelectual

4h20min

Observações sobre o concurso

O Teste de Aptidão à Pilotagem Militar (TAPMIL) é destinado somente aos candidatos que após aprovados no Exame intelectual, optarem pelo Curso de Formação de Oficiais Aviadores - CFOAV

0 Alunos
0 Formados
0 Experiência

GALERIA DOS APROVADOS

Conheça nossos
cursos online