A Batalha de Collecchio

A Batalha de Collecchio foi travada no final da Segunda Guerra Mundial, de 26 a 27 de abril de 1945. Após a Batalha de Montese, a maioria das tropas alemãs havia se retirado do território italiano, porém algumas ainda ocupavam as cidades de Collecchio e Fornovo di Taro. A FEB recebeu o objetivo de expulsar estas tropas restantes, iniciando por Collechio.

 
Os ataques iniciaram no dia 26 de abril, contra a 148º Divisão de Infantaria Alemã pelo sudeste, e depois pelo nordeste. Durante a noite, os ataques foram suspensos por conta de uma chuva torrencial, e renovados na manhã do dia 27, sendo a força brasileira aumentada com mais duas Companhias.

 
Às 8 horas da manhã, a maior parte de Collechio caira em poder do exército brasileiro. Algumas horas depois, as últimas resistências foram dominadas. Os brasileiros emergiam de uma luta vitoriosa, da qual não houve nenhuma interferência dos americanos, e que resultou na captura de 400 alemães, juntamente com muitos equipamentos da infantaria germânica.

 

Em homenagem a batalha vitoriosa da FEB foi criado, no bairro de Bangu, no Rio de Janeiro, o Colégio Estadual Collecchio. Além disso, foi construído um monumento na Praça da Fé em memória aos pracinhas da FEB residentes em Bangu, onde pode-se ver o trajeto da campanha militar na Itália.

 

Monumento em Bangu

Monumento em Bangu